Porque acredito na Bíblia (Parte1) – Ciência, Arqueologia & Numerologia

11-12-2013 14:03

                                                

Este poderia ser um artigo compilação/resumo de todo este site, no entanto é um pouco mais do que isso, pois além de um resumo de várias áreas aqui abordadas tem também algumas novidades e uma resposta apologética (defensora da Bíblia) a tantas questões que os não crentes ou iniciantes nestas andanças da luta Anti-Nova Ordem Mundial colocam aos crentes ou a si mesmo.
É um artigo no qual mais do que entrar em confrontos científicos ou teológicos, procurarei dar ao leitor as razões porque creio que a Bíblia é o maior tesouro que podemos deter neste mundo e que jamais deveremos confundir a sua mensagem com o que certas religiões, como por exemplo a católica, quer fazer da mesma.
O principal objetivo deste artigo é mostrar também numa vertente filosófica e social o porquê de acreditar na Bíblia como a verdadeira e única palavra do Criador do universo.
Em primeiro lugar e para que se entenda o contexto é necessário examinar quais as principais críticas que os descrentes fazem à Bíblia, sendo que a primeira e a mais comum é:
 

- Como pode a Bíblia ser a palavra de Deus se foi escrita por homens?

Realmente a Bíblia foi escrita por homens, isso não é negado por quem nela acredita, o que difere é que os crentes na mesma defendem que esses homens tiveram "inspiração divina" conforme é referido na própria Bíblia;
 
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,"
2 Timóteo 3:16
 
Mas pode essa afirmação ser comprovada?
Essa é a grande questão e a que tudo resolve se devidamente respondida!
Na verdade o maior dos ataques feitos pelos céticos pode ser a maior prova da autenticidade da Bíblia, mas vamos por partes:
Em primeiro lugar é conveniente que saibam que a Bíblia foi escrita por uns 40 homens oriundos de diferentes regiões ao longo de 1.600 anos (1) e que descreve a história da civilização humana desde o seu início até ao seu futuro fim. 
Na verdade, a Bíblia é uma pequena biblioteca de 66 livros (sem contar com os apócrifos). Ela é composta de 39 livros das Escrituras Hebraicas, conhecidas por muitos como Velho Testamento, e de 27 livros das Escrituras Gregas Cristãs, muitas vezes chamadas de Novo Testamento.
 
Como é ?!?
40 homens ao longo de 1600 anos ?!?
A primeira coisa que devemos perguntar é;
Como é que 40 homens ao longo de 1600 anos escreveram um livro que se complementa e auto-explica a ele mesmo sem existirem erros ou contradições? Sim porque a Bíblia não tem erros, nem contradições embora muitos queiram fazer crer que sim, retirando frases do contexto ou expondo situações que mais tarde ou mais cedo acabam por dar razão aos textos bíblicos, como muitos dos exemplos que analisaremos neste artigo.
É que toda a sua mensagem quando devidamente estudada e contextualizada demonstra que o erro ou a ignorância é de quem a lê e não de quem a escreveu, muitos até a ousam criticar sem nunca a ter lido...
E se por acaso existem pequenas diferenças entre alguns códices ou livros da mesma, isso acontece apenas,e aí sim, a erros humanos dos copistas enquanto faziam as cópias ou traduções dos manuscritos originais, seja como for, são muitas mais as concordâncias que as supostas contradições entre os diversos livros, logo esse argumento joga mais a favor de quem acredita na Bíblia do que o inverso...

E durante 1600 anos?

E ainda dizem que nós os cristãos é que acreditamos em teorias da conspiração?!?
Supor que durante 1600 anos, homens separados por tantas gerações conseguiram escrever uma história que se liga e auto-explica na perfeição descrevendo o passado, o presente da vida desses homens e como veremos até o nosso futuro, com tanta informação moral, arqueológica e até científica tão à frente do seu tempo, sem uma ajuda sobrenatural é quanto a mim a maior “TEORIA” da conspiração de todos os tempos. 
E vejamos mais algumas particularidades da Bíbia:
- Objetividade
A Bíblia nos mostra a visão de Deus. Até mesmo os maiores mártires da fé não são glorificados, os seus erros são expostos abertamente. Uma grande diferença relativamente a outras tradições históricas.
- Atualidade
A Bíblia mostrou-se um livro que ultrapassou barreiras temporais, ela pode ser entendida por leitores de todas as idades, culturas, classes sociais e grau de instrução. Não é por acaso que se trata ainda hoje do livro mais vendido e lido do mundo, não existe mais nenhuma obra com esta magnitude.
- O efeito Bíbia
É assumido por muita gente como a Bíblia transformou a sua vida (eu inclusive). O reconhecimento de ser pecador e a vontade de ser salvo é comum a todos os leitores sinceros.
Isso leva-nos então aos principais pontos que elencarei convidando o leitor a explorar cada um deles por si mesmo e a meditar como simples homens de um passado tão distante e tão menosprezados pelos descrentes, conseguiram sem contacto entre si escrever um livro desta magnitude e que quer se queira quer não, mudou o mundo:
 

1) A Ciência na Bíblia

Conforme já disse o maior objetivo deste artigo não é ser exaustivo nesta nem em nenhuma área, nem a Bíblia procura ser um livro de cariz científico, no entanto quando posta à prova nessa mesma área demonstra uma acurácia muito à frente do seu tempo.
Não é meu interesse estar a debater neste artigo a guerra: CRIACIONISMO VS TEORIA DA EVOLUÇÃO”,  aqui sim interessa demonstrar como a ciência exposta nos textos Bíblicos é muito à frente do seu tempo e na verdade é hoje em dia comprovada, deixo contudo nas referências alguns links onde poderão saber mais do porquê de hoje em dia não acreditar na teoria da evolução (2).
 
 

Cientistas Comprovam a Bíblia é Verdadeira

http://www.youtube.com/watch?v=ZNWpGXktsYg
Mais ciência COMPROVADA na Bíblia...antes que o homem sequer sonhasse!
A Bíblia como livro de história tem-se mostrado o manual mais fidedigno, comprovado e estudado à face da terra e para quem desconhece, a Bíblia é o livro mais vendido e lido do mundo.
É sem dúvida o “LIVRO DA HISTÓRIA HUMANA” por excelência, centenas dos seus relatos têm sido comprovados arqueologicamente pelo que nesta área a acurácia da Bíblia tem se mostrado irrepreensível, fazendo os seus críticos corar de vergonha...
Interessa também referir que chegaram até nós mais cópias do Novo Testamento (N.T.) do que qualquer outro texto da antiguidade, cópias antigas (contemporâneas dos mais antigos textos do N.T.) de outros livros contam-se pelos dedos das mãos, ao passo que existem mais de cinco mil textos em grego, dez mil em latim e nove mil e trezentos em outras línguas do novo testamento que remontam aos primeiros três séculos.
Mais ainda, o tempo decorrido entre o original e a primeira cópia chegada até nós é de apenas 300 anos para todo o novo testamento, por outras palavras de um ponto de vista de relato histórico as provas dos acontecimentos sobre os quais se baseia o cristianismo são muito mais documentadas e sólidas do que qualquer outro acontecimento histórico da antiguidade, logo quem duvidar dos mesmos terá obrigatóriamente que duvidar de toda a história contada até ao fim do primeiro milênio depois de cristo pois documentalmente nada oferece tantas garantias.
Também escavações arqueológicas efetuadas em numerosos locais da Palestina, da Síria e de outras terras bíblicas têm trazido à superfície muitas evidências que tem contribuído para uma melhor compreensão ou averiguação dos relatos bíblicos.
Deixo também alguns links de interesse e exemplos de algumas descobertas arqueológicas relevantes para a comprovação dos relatos bíblicos;
 

Algumas descobertas relevantes:

-As cavernas de Qumrán (3) descobertas em 1947 por beduínos e cujas escavações iniciaram-se em 1950, onde se encontraram os mais antigos manuscritos bíblicos comprovando a autenticidade quase total da Bíblia atual.
-A inscrição de Pilatos. Encontrada nas escavações de Cesaréia marítima em 1961, uma estela com a frase Tibério, Pôncio Pilatos, governador da Judeia, é a prova material do conhecido representante de Roma que julgou a Jesus. 

 Inscrição de pilatos

~Em 1991 foi descoberta a chamada Tumba de Caifás
~Em 1993 foi descoberta a Estela de Tel Dan:Trata-se duma pedra de basalto escuro que menciona a "Casa de Davi", com a inscrição bytdwd, (byt casa dwd Davi).
~Em 1996 foi descoberta a inscrição de Ecrom (Tel Mikné) contendo o nome da cidade filisteia de Ecrom e uma lista dos seus reis.
~Em 1997 foi descoberto o antigo monastério de Katisma.
~Em 1998 foi descoberta a Sinagoga de Jericó datada do ano 75 a.C. (Ehud Netzer).
~Em 2001 foi descoberta a Estela de Joás, rei de Judá.
~Em 2007 foi encontrado o túmulo de Herodes.
 

O Cilindro de Ciro (4); de origem não judaica relata como Ciro, Imperador Persa conquistou a Babilónia, tal como é relatado na Bíblia.

 

Arqueologia Bíblica

http://www.arqueologia.criacionismo.com.br/
História e Arqueologia Bíblica
http://alogicadosabino.wordpress.com/arqueologia-biblica/
 

O Prisma de Senaqueribe; de origem Assíria e que faz referência à batalha travada entre Senaqueribe e o rei hebreu Ezequias, no início do século VII antes de Cristo, uma batalha tão importante que foi narrada em três lugares diferentes da Bíblia: 2 Reis 19, 2 Crônicas 32 e Isaías 37:38.

 
 
Arqueologia Bíblica 2
http://www.arqueologiadabiblia.com/
 

O Obelisco Negro de Salmaneser III (5) é um artefato que o arqueólogo Henry Layard encontrou na antiga cidade de Nínive, o assim chamado O. Negro é um dos mais antigos artefatos arqueológicos a se referir a um personagem bíblico: o rei hebreu Jeú.

 

A Bíblia e as grandes descobertas arqueológicas
http://davarelohim.com.br/?p=544

E a Bíblia tinha razão

http://www.cacp.org.br/e-a-biblia-tinha-razao/
 
 

Estudo arqueológico comprova veracidade de 50 personagens bíblicos

 

DESCOBERTA FAZ MÍDIA ADMITIR: “A BÍBLIA PODE SER TOMADA COMO FONTE DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA” – AS 10 (DEZ) MAIORES DESCOBERTAS DA ARQUEOLOGIA BÍBLICA

 

3) Matemática e numerologia

Se Deus existir todos devem ter a certeza que estamos a lidar com o maior matemático do universo pois se todo o universo segue regras e padrões matemáticos, com certeza a existir o seu Criador este terá que ser o MEGA-MATEMÁTICO!
Veja o próximo link e fique com uma ideia de como é a que a matemática está em todo os mecanismos universais:
 

O universo helicoidal, a vida e…Deus!

http://www.nunes3373.com/news/o-universo-helicoidal-a-vida-e-deus-/
 
Quem lê a Bíblia denota também que existe um elevado recurso ao uso de números de uma forma muito consistente com certas situações, como por exemplo o 7;
7 dias da criação, 7 dias da semana e muitos mais exemplos:
O número 12, como as 12 tribos de Israel, os 12 apóstolos, etc.
E muitos mais exemplos podem ser encontrados, deixo-vos um excelente site que usando a matemática demonstra como a Bíblia é realmente um livro que não pode ter inspiração originária deste mundo:
EVIDÊNCIA MATEMÁTICA NA BÍBLIA... OU MERA COINCIDÊNCIA?
http://filosofia777.blogspot.pt/2012/08/evidencia-matematica-na-biblia-ou-mera_10.html?spref=tw
 

Refira-se que não estou aqui a promover a numerologia como forma de adivinhação ou mística como fazem os ocultistas e cabalistas mas apenas demonstrando como a Bíblia em toda a sua mensagem denota parâmetros numéricos consistentes e que quanto a mim jamais poderiam surgir por coincidência, ainda mais quando lidamos com tantos autores afastados temporalmente por tantos séculos.

 

Conclusão preliminar

Apenas nestes exemplos verificamos que; ou os homens que escreveram a Bíblia eram de outro planeta, ou tinham muita sorte ou realmente foram inspirados por uma inteligência superior e que está para além do tempo e do espaço, e é exatamente sobre as provas dessa inteligência estar além do tempo e do espaço e dessa forma conhecer o futuro e o deixar escrito, que analisaremos na próxima parte deste artigo – A PROFECIA BÍBLICA!

Aí veremos como existem profecias bíblicas efectuadas centenas de anos antes do seu cumprimento e que se verificaram com exactidão matemática, provando mais uma vez o fantástico livro que é a Bíblia!
Continua...
 

Referências:

(1) Bíblia
http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia
(2) CRIACIONISMO VS EVOLUCIONISMO
--Secção cientifica nunes3373
http://www.nunes3373.com/news/sec%C3%A7%C3%B5es-tematicas/
--Excelente site com inúmeros artigos científicos
http://genesiscontradarwin.blogspot.pt/

(3) Os Manuscritos do Mar Morto e as origens humanas (act.)

http://www.nunes3373.com/news/os-manuscritos-do-mar-morto-as-origens-humanas/
 
(4) Cilindro de Ciro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cilindro_de_Ciro

(5) Obelisco Negro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Obelisco_Negro